| maria araujo
arquitetura e design
| Casa JL 02
As Casas JL surgiram com um convite especial para projetarmos um condomínio inteiro de casas, sendo uma para reforma e as outras duas do zero, além das áreas comuns do condomínio. O cliente pediu que seguíssemos o mesmo padrão de tamanho, programa e materialidade nas três casas, e por isso demos início com o projeto de reforma que seria o mais desafiador dos três e nortearia os outros dois projetos.
Para a Casa 01, mantivemos as estruturas originais e modificamos a planta apenas o essencial para se adequar às novas necessidades do morar contemporâneo, diminuindo a quantidade de pequenos cômodos e dando espaço a áreas melhor aproveitadas. Integramos o espaço gourmet à área da varanda, ampliamos a cozinha e melhoramos sua ventilação e iluminação natural, remodelamos as 4 suítes com closet e as interligamos com a sala íntima do pavimento superior. Além disso, criamos um terraço-jardim para o quarto de casal, aumentando a área verde do terreno.
Na fachada, as mudanças foram muitas. Os materiais escolhidos para a casa conferiram a modernidade necessária, porém foram pensados de maneira a refletir um projeto atemporal. Madeira, pedras naturais, piso de mármore travertino e detalhes em serralheria de sua cor natural, tudo envolto por muita vegetação.
As Casas 02 e 03 tiveram seus pontos de partida tirados da implantação da planta ao terreno e seguiram com a mesma materialidade da Casa 01 para assim conferir uma unidade ao condomínio.
O terreno da Casa 02, por ser mais longilíneo, criou uma espécie de casa galeria dividida em 2 blocos. O primeiro volume foi proposto em pedra e abriga a garagem e a área de manutenção. O segundo volume dá o contraponto ao material pesado do primeiro bloco com suas grandes aberturas em vidro e revestimento em madeira natural. É nesse bloco que estão alocadas a área social e a área íntima. A expressão arquitetônica é potencializada com o beiral de 1.5m na fachada que circunda todo o perímetro do mesmo.
A planta térrea se divide em uma malha estrutural regular para facilitar a construção. Dentro dessa malha, foram encaixados 4 suítes com closet, sala íntima, escritório, sala de jantar/estar, cozinha e área de serviço. A área social e íntima são divididas por um grande elemento de madeira que cumpre diversas funções: armário, aparador, estante, e cria a galeria de distribuição que dá acesso aos quartos. Para garantir a iluminação necessária a esse espaço, soltamos o elemento do teto e criamos portas pivotantes ao longo de sua extensão de maneira ritmada.
Os materiais foram escolhidos para criar uma unidade visual não apenas no condomínio, mas também por toda a casa. O piso da área interna e externa, assim como a piscina, é todo em travertino, evidenciando essa unidade e alongando o espaço. As paredes em pedra da sala criam a sintonia entre os dois blocos principais e o anexo da área externa.
Já o terreno da Casa 03, por ser mais quadrado, apresentou uma configuração diferente. A área de garagem, área social e área íntima foram distribuídas em 3 blocos formando um “T”. O primeiro volume, é o bloco da garagem que foi todo revestido em pedra natural, padronizando a estética do condomínio. O segundo volume, bloco da área social, é inteiramente vazado com fechamento em vidro e, para garantir a privacidade da casa, projetamos um elemento em serralheria, criando assim uma galeria na entrada. O último volume, é o bloco da área íntima onde foi seguido o padrão do ripado de madeira. O segundo e terceiro volume se encaixam perfeitamente, permitindo que o pé direito da área social seja maior e o da área íntima mais aconchegante. O programa foi distribuído em um único nível, e assim como na casa 02, também em uma malha estrutural que prove a facilidade da construção. Os materiais permaneceram os mesmos, permitindo que fosse gerada a integração total das casas.
Os interiores das 3 casas também foram projetados pelo escritório. As marcenarias foram pensadas e detalhadas em madeira freijó e os mobiliários escolhidos priorizando designers brasileiros.
Equipe de projeto: Maria Araujo e Marina Nunes
Imagem: ZMP Studio